quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jogos Pré-desportivos

Conceito de Jogos Pré-desportivos: são jogos cujo objetivo é ensinar crianças de forma diferenciada regras e os obejtivos de cada modalidade, ou seja, constitue uma variação de jogos menores, onde o alunos ira conhecer, aprender e executar diferentes habilidades esportivas. Abaixo alguns exemplo:




  1. Basquete Baixo: É um basquete com alvos baixos, Haverá uma área ao redor dos alvos onde ninguém pode entrar. Para marcar pontos, é necessário que um jogador arremesse a bola no alvo e que outro jogador da mesma equipe pegue a bola.


  2. Queimada Gigante: É uma queimada cada um por si. Quem vai sendo queimado senta, e pode continuar queimando desde que sentado. O vencedor é o último a ser queimado


  3. Fut - Péga - Duplas: Os participantes devem formar duplas. É um péga - péga, onde a dupla de pegadores, terá uma bola e deve pegar outra dupla chutando a bola em cima do fugitivos. Será a nova dupla de pegadores em quem a bola encostar.

  4. Vôlei Cego: Vôlei com uma lona pendurada na rede de forma que uma equipe não veja a outra.


  5. Carimba Ameba: Jogo individual como uma queimada. Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé - gritando "AMEBA" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção. Segue a brincadeira e pode-se acrescentar - no decorrer do tempo - o número maior de bolas, deixando o jogo mais divertido.Vôlei-Pega: Regras e divisões do desporto voleibol (com exceção do número de participantes de cada equipe, sendo que quanto mais jogadores melhor). Utiliza-se uma bola maior e mais leve, para o jogo ficar um pouco mais lento e divertido.O diferencial, que por sua vez dá nome ao jogo é que: o time q marca ponto, deverá pegar o time adversário, e esse deverá fugir até o final de sua quadra. (sempre utilizando apenas a quadra de voleibol).Atenção: caso o time "A" erre um saque, é ponto do time "B", portanto, "B" tem que pegar "A" .A marcação dos pontos se da seguinte maneira:O time "A" errou. Ponto para o time "B", que conseguiu pegar 2 (duas) pessoas do time "A".TOTAL de pontos: 3 (três) para o time "B" X 0 (zero) para o time "A".Soma-se aos pontos do jogo, o número de pessoas que foram pegas.


  6. Númerobol: Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada criança será numerada, na ordem da fileira, de "1" até "10" por exemplo. O mesmo para a outra equipe.No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo "7", as duas crianças - uma de cada equipe - que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc. E assim por diante.Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um "gol" por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.Material: Bolas.


  7. Corre que a bola é sua! Divisão por duas equipes (em colunas). A primeira pessoa da fila (equipe A) deve chutar a bola e dar o maior número de voltas possíveis ao redor de sua própria equipe, enquanto a equipe adversária (B) corre na direção da bola. Quando a equipe adversária (B) formar a fila novamente na frente da bola (sendo que esta já esteja parada!) encerra-se a contagem de voltas. A primeira pessoa da equipe (B), que correu atrás da bola num primeiro momento, agora, deverá chutá-la, invertendo os papéis das equipes. Quem chuta vai para o final da própria coluna e ao final de um determinado tempo (ou depois de todos terem chutado a bola), soma-se o número de voltas de todos os integrantes e vence a equipe que, logicamente, tiver mais voltas completadas. Uma variação, que deixa a atividade mais dinâmica, é fazer com que a primeira pessoa da equipe de "defesa", após o chute do adversário, AGARRE a bola o mais rápido possível. E não fique ESPERANDO que a bola, simplesmente, pare.

31 comentários:

Anônimo disse...

nosssa me ajudou bastante!!!

Anônimo disse...

a mim ajudou d+

jhemys disse...

me ajudou

Anônimo disse...

me ajudou muitooooooooooooooo

Anônimo disse...

Muito bom! Me ajudou bastante, obrigada (:

Rosenildo disse...

Muito bom!

binho disse...

Muito bom, parabens...

gabriela moraes 5ano a disse...

nossa a prof adoro!!!

Anônimo disse...

nossa voces sao bons

grigo disse...

ganhei 10!!

Anônimo disse...

quero aprender; mas garanto que vai me ajudar muito mesmo sendo apenas um trabalho.....

Anônimo disse...

me ajudou no trabalho de ed.fiseca

Anônimo disse...

estes jogos sao uma merda
fodam-se todos

Anônimo disse...

Os jogos são interessantes, embora pudessem ter mais alguma complexidade criando assim mais dinâmica e também mais competição, pois como se sabes, as crianças gostam é de ganhar e fazer muitos pontos

Anônimo disse...

tava com tantas duvidas mais agora ja sei o que preciso para a minha prova!!! bom d+













Mel Adora Doll disse...

Obggggggggggggg !!

Anônimo disse...

gostei idéias sensacional

Anônimo disse...

De boa, Um trbalho sobre jogos pré-desportivos é um saco. E aqui é só passar pro Word e imprimir!

Anônimo disse...

Vou tentar criar um jogo tão bom quanto os daessa pag. Mas acho que ñ vou conseguir! Eles são bons d mais

Anônimo disse...

eu queria saber qual o nome do jogo eu joguei na educação fisica e ai achei se chama basquete baixo e ainda consigui a resposta do meu trabalho e uma ajuda para a minha prova.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Léria souza disse...

Ai obrigada salvou minha vida..

Léria souza disse...

obrigada salvou minha vida...

Anônimo disse...

EU GOTEI MUITO INTERESANTE
MIM AJUDOU MUITO

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO LEGAL
ACHEI INTERESANTE

Oseias da silva olegario disse...

Mim ajudou muito a fazer meu trabalho!

Anônimo disse...

me ajudou a fazer um trabalho ameiii mtoo obrigada

mazinho disse...

Gostaria de saber mas sobre os jogos !

Anônimo disse...

mim ajuduo muuitu obigaduuuuuu euu amu isportis

Anônimo disse...

Me ajudou d+obrigado

Anônimo disse...

Esses jogos são uma maravilha eu adorei