quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jogos Pré-desportivos

Conceito de Jogos Pré-desportivos: são jogos cujo objetivo é ensinar crianças de forma diferenciada regras e os obejtivos de cada modalidade, ou seja, constitue uma variação de jogos menores, onde o alunos ira conhecer, aprender e executar diferentes habilidades esportivas. Abaixo alguns exemplo:




  1. Basquete Baixo: É um basquete com alvos baixos, Haverá uma área ao redor dos alvos onde ninguém pode entrar. Para marcar pontos, é necessário que um jogador arremesse a bola no alvo e que outro jogador da mesma equipe pegue a bola.


  2. Queimada Gigante: É uma queimada cada um por si. Quem vai sendo queimado senta, e pode continuar queimando desde que sentado. O vencedor é o último a ser queimado


  3. Fut - Péga - Duplas: Os participantes devem formar duplas. É um péga - péga, onde a dupla de pegadores, terá uma bola e deve pegar outra dupla chutando a bola em cima do fugitivos. Será a nova dupla de pegadores em quem a bola encostar.

  4. Vôlei Cego: Vôlei com uma lona pendurada na rede de forma que uma equipe não veja a outra.


  5. Carimba Ameba: Jogo individual como uma queimada. Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé - gritando "AMEBA" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção. Segue a brincadeira e pode-se acrescentar - no decorrer do tempo - o número maior de bolas, deixando o jogo mais divertido.Vôlei-Pega: Regras e divisões do desporto voleibol (com exceção do número de participantes de cada equipe, sendo que quanto mais jogadores melhor). Utiliza-se uma bola maior e mais leve, para o jogo ficar um pouco mais lento e divertido.O diferencial, que por sua vez dá nome ao jogo é que: o time q marca ponto, deverá pegar o time adversário, e esse deverá fugir até o final de sua quadra. (sempre utilizando apenas a quadra de voleibol).Atenção: caso o time "A" erre um saque, é ponto do time "B", portanto, "B" tem que pegar "A" .A marcação dos pontos se da seguinte maneira:O time "A" errou. Ponto para o time "B", que conseguiu pegar 2 (duas) pessoas do time "A".TOTAL de pontos: 3 (três) para o time "B" X 0 (zero) para o time "A".Soma-se aos pontos do jogo, o número de pessoas que foram pegas.


  6. Númerobol: Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada criança será numerada, na ordem da fileira, de "1" até "10" por exemplo. O mesmo para a outra equipe.No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo "7", as duas crianças - uma de cada equipe - que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc. E assim por diante.Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um "gol" por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.Material: Bolas.


  7. Corre que a bola é sua! Divisão por duas equipes (em colunas). A primeira pessoa da fila (equipe A) deve chutar a bola e dar o maior número de voltas possíveis ao redor de sua própria equipe, enquanto a equipe adversária (B) corre na direção da bola. Quando a equipe adversária (B) formar a fila novamente na frente da bola (sendo que esta já esteja parada!) encerra-se a contagem de voltas. A primeira pessoa da equipe (B), que correu atrás da bola num primeiro momento, agora, deverá chutá-la, invertendo os papéis das equipes. Quem chuta vai para o final da própria coluna e ao final de um determinado tempo (ou depois de todos terem chutado a bola), soma-se o número de voltas de todos os integrantes e vence a equipe que, logicamente, tiver mais voltas completadas. Uma variação, que deixa a atividade mais dinâmica, é fazer com que a primeira pessoa da equipe de "defesa", após o chute do adversário, AGARRE a bola o mais rápido possível. E não fique ESPERANDO que a bola, simplesmente, pare.

23 comentários:

Anônimo disse...

nosssa me ajudou bastante!!!

Anônimo disse...

a mim ajudou d+

jhemys disse...

me ajudou

Anônimo disse...

me ajudou muitooooooooooooooo

Anônimo disse...

Muito bom! Me ajudou bastante, obrigada (:

Rosenildo disse...

Muito bom!

binho disse...

Muito bom, parabens...

gabriela moraes 5ano a disse...

nossa a prof adoro!!!

Anônimo disse...

nossa voces sao bons

grigo disse...

ganhei 10!!

Anônimo disse...

quero aprender; mas garanto que vai me ajudar muito mesmo sendo apenas um trabalho.....

Anônimo disse...

me ajudou no trabalho de ed.fiseca

Anônimo disse...

estes jogos sao uma merda
fodam-se todos

Anônimo disse...

Os jogos são interessantes, embora pudessem ter mais alguma complexidade criando assim mais dinâmica e também mais competição, pois como se sabes, as crianças gostam é de ganhar e fazer muitos pontos

Anônimo disse...

tava com tantas duvidas mais agora ja sei o que preciso para a minha prova!!! bom d+













Mel Adora Doll disse...

Obggggggggggggg !!

Anônimo disse...

gostei idéias sensacional

Anônimo disse...

De boa, Um trbalho sobre jogos pré-desportivos é um saco. E aqui é só passar pro Word e imprimir!

Anônimo disse...

Vou tentar criar um jogo tão bom quanto os daessa pag. Mas acho que ñ vou conseguir! Eles são bons d mais

Anônimo disse...

eu queria saber qual o nome do jogo eu joguei na educação fisica e ai achei se chama basquete baixo e ainda consigui a resposta do meu trabalho e uma ajuda para a minha prova.

Anônimo disse...

tem dois erros no plural e na escrita,está escrito o alunos o certo e os alunos , o erro na escrita: esta escrito obejetivos e o certo é objetivos

Léria souza disse...

Ai obrigada salvou minha vida..

Léria souza disse...

obrigada salvou minha vida...